terça-feira, 11 de outubro de 2011

A escolha de uma profissão

A maioria das pessoas e até mesmo familiares, perguntam por que escolher uma profissão tão desgastante, mal remunerada, sem muito campo de atuação, diferente de outras profissões como advogado, engenheiro, arquiteto, médico, etc.
Essa conversa se estende no decorrer dos estudos básicos do indivíduo, a orientação da família quase sempre vem com o intuito de direcionar aquilo que eles desejam status, dinheiro, mesma profissão do pai e da mãe provocando um turbilhão de dúvidas, deixando o indivíduo numa grande encruzilhada.
Na área de humanas a Geografia e a História são vistas por muitos como uma área somente de professores, mas que na realidade tem outros campos que permitem uma maior atuação e reconhecimento.
Seria de grande valia investigar sobre as diversas áreas, o que cada uma pode proporcionar no lado profissional e pessoal, adquirindo conhecimentos para uma boa escolha.
É interessante ficarmos atentos aos fatos ocorridos como problemas ambientais, lixo, poluição, desgaste dos solos, água, excesso de calor, etc.
Esses acontecimentos permitem um olhar mais significativo para essas áreas de atuação, como fenômenos físicos que afetam a terra e o que esse conjunto de fatos pode afetar na vida social, política, cultural e econômica de um país.
Nem sempre o que é mais aceito por uma sociedade que hoje está mais preocupada com o ter e não ser, é o mais lógico e politicamente correto.
Busquem todas as informações possíveis e necessárias, procurem identificação com a área a ser escolhida, não se esquecer do lado pessoal, até onde você pode atingir o outro com a sua participação efetiva.
Boa escolha....

Profª Paula R. da Freiria


Nenhum comentário:

Postar um comentário