quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Oficina de História I "A consciência negra"

Documentário: “O Xadrez das Cores” (Marco Schiavon)

Um breve Comentário
Já de início, o autor usa de uma metáfora para deixar clara a divisão entre as classes, o tabuleiro com pedras brancas e pretas.
Enfatiza o preconceito e a discriminação de uma forma explícita, sem rodeios, como se essa relação fosse uma coisa normal.
Fica claro um padrão de valores impostos por uma sociedade com resquícios escravocrata e patriarcal. Muito do seu comportamento vem de uma geração convencional que diferenciava as pessoas pela raça, religião, sexo e dinheiro.
As reflexões desse documentário são bem complexas, com uma riqueza de informações, usa de vários objetos simples do dia a dia para determinar as diferentes atitudes de ambas em relação ao outro.
A desigualdade, criminalidade, falta de respeito, discriminação, é visto na maioria das sociedades, o que difere é o comportamento em relação às diferenças, quando deparamos com situações que saem fora dos padrões morais (imposta desde os tempos da colonização com uma forte concepção cristã tradicional que até os dias de hoje ainda podemos detectar em muitas famílias).
A influência européia é muito forte em nossa cultura, o imaginário preconceituoso vem exatamente do encontro entre essas culturas, detalhadas pelos viajantes, o temor dos mares, terras desconhecidas, a cor da pele, imoralidades, hábitos e crenças diferentes, tudo isso foi relatado pelo ponto de vista dos europeus.
A colonização deu um novo tipo de relação social, a miscigenação, isso foi acompanhado por um considerável preconceito social, os filhos originados desses relacionamentos já eram excluídos.
Mesmo com o passar dos séculos, a extensão e profundidade da influência dos colonizadores ainda se faz presente nos dias de hoje, o próprio documentário relata essas relações sociais.
Espero que esse vídeo possa servir para uma grande reflexão sobre as nossas atitudes, o que realmente estamos fazendo para termos uma sociedade mais igualitária e humana.
Profª Paula Freiria

Agora você deve clicar em “O xadrez das cores” e assistir ao vídeo, em seguida responder as questões clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário